Núcleo Docente Estruturante do curso Ciências Biológicas
Published: 20/02/2019 - 00:00
Last modification: 20/07/2023 - 09:59
Composição: o coordenador do curso, um docente presidente, um docente por área de conhecimento, dois docentes de outras unidades, um docente coordenador do Estágio Supervisionado - Licenciatura, um docente coordenador do Estágio Profissionalizante Supervisionado - Bacharelado, totalizando dez representantes.
1 |
Renata Carmo de Oliveira (INBIO) |
Presidente |
2 |
Vinícius Lourenço Garcia de Brito (INBIO) |
Botânica |
3 |
Alan Nilo da Costa (INBIO) |
Ecologia |
4 |
Melchior José Tavares Júnior (INBIO) |
Educação |
5 |
Giuliano Buzá Jacobucci (INBIO) |
Zoologia |
6 |
Michelle Aparecida Ribeiro de Freitas (ICBIM) |
Docente de outra unidade |
7 |
Erika Renata Barbosa Neiro (ICBIM) |
Docente de outra unidade |
8 |
Viviane Rodrigues Alves de Moraes (INBIO) |
Coordenadora de Estágio - Licenciatura |
9 |
Ana Elizabeth Iannini Custodio (INBIO) |
Coordenadora de Estágio - Bacharelado |
10 | Solange Cristina Augusto (INBIO) | Coordenadora do curso |
São atribuições do Núcleo Docente Estruturante:
I – zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso, em sintonia com o as atribuições e competências do Colegiado;
II – acompanhar e avaliar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do curso, propondo ao Colegiado as adequações que se apresentem necessárias a sua integral consecução;
III – estabelecer parâmetros de resultados a serem almejados pelo curso nos diversos instrumentos de avaliação interna e externa como, ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), CPA (Comissão Própria de Avaliação Institucional) e similares;
IV – contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
V – zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
VI – indicar ao Colegiado do Curso formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão relativas ao curso de graduação e suas necessidades, com o objetivo de fomentar políticas de apoio à graduação;
VII – elaborar e propor para apreciação do Colegiado do Curso, caso o NDE julgue favorável para a melhoria da qualidade do curso de graduação, atividades de pesquisa e de Extensão, com vistas a tornar efetiva a aplicação, no âmbito da instituição, do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
VIII – indicar formas de incentivo a produção científica do corpo docente no campo do ensino;
IX – propor ao Colegiado do Curso sugestões de alternativas teórico metodológicas que promovam a inovação pedagógica e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, para ampla discussão junto aos docentes do curso sobre a efetiva execução na sala de aula;
X – propor ao Colegiado do Curso ações de acompanhamento dos estudantes do curso no desempenho de suas atividades acadêmicas e orientá-los quanto às suas dificuldades;
XI – apreciar e avaliar, quando solicitado por professores responsáveis por disciplinas práticas, os relatórios de experiências de atividades desenvolvidas em laboratório e a infraestrutura disponível nesses laboratórios, encaminhando ao Colegiado do Curso as sugestões e alternativas de melhoria;